Por que fazer um relatório conforme os Padrões GRI?

A importância de adotar um padrão na hora de divulgar o relatório de sustentabilidade de sua Companhia.

A Global Reporting Initiative, conhecida como GRI, é uma organização internacional independente criada em 1997 com o apoio das Nações Unidas. Os Padrões GRI foram criados para trazer o mais alto nível de transparência para impactos organizacionais na economia, meio ambiente e pessoas.

Hoje seus padrões e diretrizes gozam de reconhecimento mundial. A GRI fornece os padrões de relatórios de sustentabilidade mais usados ​​no mundo. 

Contar com um relatório padronizado é de extrema importância, não apenas para facilitar a análise da evolução de informações e indicadores, como também para comunicar o mercado de forma assertiva e com credibilidade. Além disso, seguir os melhores padrões que são oferecidos no mercado contribui para os estudos comparativos e as análises de Benchmarking, de outras empresas que sigam os mesmos padrões.

Para a criação de um relatório, conforme os padrões do GRI, é recomendada a criação de um comitê de sustentabilidade, além de identificar e avaliar os tópicos materiais e impactos da companhia. Sendo um trabalho contínuo e unificado entre as diferentes áreas da empresa.

Para ajudar nesse desafio é fundamental ter boas ferramentas que contribuam para automatização de processos e documentação dos dados, de acordo com o padrão GRI, evitando erros ou retrabalhos. Por isso, recursos como o reporte das emissões pela ferramenta de inventário da Plataforma ESG são de grande importância para atender o objetivo da empresa de impactar positivamente as pessoas e o meio ambiente.