Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU

A Agenda 2030 criada em setembro 2015, na assembleia geral da ONU, aproxima-se do marco de metade do seu período. Um momento de refletir o quanto evoluímos.

O plano, que consiste em 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis e 169 metas, para o período de 2015-2030 foi recebido com grande empolgação pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Porém, passados quase sete anos os desafios ainda são muitos.

Por um lado, vemos um crescimento na atenção do mercado de investimentos por ativos de empresas sustentáveis, com planos ESG sólidos, visando o longo prazo. Agora com uma atenção cada vez maior da sociedade civil em questões sensíveis aos temas, e um grande engajamento, em especial das novas gerações. Por outro, as emissões de gazes de efeito estufa continuam em ritmo acelerado e em tendência de crescimento, após uma redução causada em grande parte pela pandemia do covid-19. 

O cenário ainda traz um novo desafio, com a necessidade de potências mundiais reduzirem sua dependência de petróleo e gás russo, a União Europeia prepara um novo pacote de 300 bilhões de Euros até 2030, com o objetivo de acelerar a transição energética para fontes renoveis por meio do Pacto Verde Europeu. 

Mais um grande desafio do cenário atual é a escalada mundial dos preços dos alimentos, que se acelerou ainda mais após a invasão russa na Ucrânia, uma vez que os dois países estão entre os maiores produtores mundiais de alimentos. Os preços dos alimentos em todo o mundo estão agora em seu nível mais alto, desde que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) começou a medição em 1990, e cerca de 887 milhões de pessoas estão atualmente enfrentando insegurança alimentar.

Em um mundo com tantos desafios e um marco tão importante, como a metade do quinquênio, cresce a necessidade de coordenação de empresas, governos e sociedades civis  
sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável para que sejam atingidas as metas da agenda 2030.