O ESG Pós-pandemia
É importante o momento em que se percebe que a sustentabilidade deve parte da estratégia do negócio, ela não só contribui para o desenvolvimento sustentável como também traz bons resultados financeiros. É, inclusive, por isso que a sigla ESG se torna cada vez mais popular ganhando protagonismo em empresas e corretoras.
ESG é uma sigla que significa Environmental (ambiental) Social (Social) and Governance (governança), termo que é cunhado a partir de uma provocação do Secretário geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais no relatório chamado “Who care wins”.
Mesmo que pareça que ESG foi uma novidade que invadiu o mercado de capitais, na verdade quando mudamos de lente e olhamos pelo lado das companhias, nada mais é do que uma outra perspectiva da sustentabilidade empresarial. Com a diferença de que os stakeholders, dessa vez, participam ativamente do processo de diagnosticar e agir sobre os impactos da operação e que essa prática está relacionada com os 17 objetivos sustentáveis estabelecidos pela ONU.
Com a pandemia ficou claro uma variedade interconexões – entre bem-estar ecológico e humano, entre fragilidade econômica e ambiental, entre desigualdade social e resultados de saúde e muito mais. As consequências dessas conexões estão agora se infiltrando e remodelando nossa sociedade e economia.
Outro fator que contribuiu para a popularidade da pauta é o aumento na participação dos Millenials, no mercado de capitais. O que se sabe é que essa geração é uma geração engajada e que é orientada por valores, um exemplo disso é o fato de 76% dos Millenials considerarem as questões climáticas uma séria ameaça a sociedade.
Por isso, nesse cenário, engajar em ser uma empresa preocupada em promover mudança e impulsionar a economia sustentável no pós-pandemia é papel fundamental. Vai além de, somente mitigar riscos e identificar oportunidades, é uma nova forma de se comportar, de se comunicar e de entender a sustentabilidade.