O Brilhante Fundo De Investimentos Soberano Norueguês
A Noruega é um dos países do mundo com maior qualidade de vida. Como a partir da criação de um fundo soberano a Noruega foi capaz de desenvolver o mercado interno, promover seguridade social e ainda contribuir para o desenvolvimento sustentável do mundo?
O Fundo Governamental de Pensões Norueguês foi criado em 1990, para que o excedente das receitas das vendas da indústria petrolífera e do gás tenham sido e continuem a ser investidos. Hoje é o maior fundo de investimento mundial, com 1,3 trilhões de dólares investidos, detém participações em cerca de 9.100 empresas em todo o mundo e possui 1,4% de todas as ações cotadas. Um dos princípios do fundo é investir apenas em empresas ESG, que tomam ações contra as mudanças climáticas.
A Noruega é uma economia que depende da extração de petróleo para o funcionamento de sua economia e essa é justamente a ideia do fundo, garantir a diversificação de investimentos para seguir suportando o desenvolvimento de sua população, ou seja, a partir do investimento com o excedente da receita do petróleo o estado é capaz de ser participativo em políticas públicas.
Devido a grande importância do fundo na economia mundial, posicionamentos como esse estimulam as companhias a participarem mais ativamente da transformação ESG pela qual o mercado passa. Diferente do tom ameaçador de urgência, o país escandinavo constrói uma cultura de que é possível deixar de depender da economia petrolífera e ainda sim garantir benefícios sociais a sua população. Essa influência estatal dentro do mercado privado é a prova de que fundos soberanos podem ser um novo instrumento político no combate às mudanças climáticas e disparidades sociais.