De Petrópolis a Bangladesh: Os desastres naturais em consequência das mudanças climáticas
Em Petrópolis a maior chuva em 90 anos, Bangladesh dos últimos 120, por que esses fenômenos passam a acontecer com maior intensidade? Qual sua relação com a mudança climática?
Existe uma relação clara entre as fortes chuvas, o aquecimento global e as mudanças climáticas. Por mais que essa relação esteja clara, acabamos desassociando essas três instituições. O aquecimento global acontece devido ao acúmulo de gases na camada de ozônio, o que significa que existe energia acumulada. Essa energia se dissipa causando o aumento da temperatura e o aumento da temperatura reflete, de diferentes maneiras sendo uma delas as fortes chuvas.
Na prática, a quantidade de gases emitidos já tem efeitos irreversíveis na conservação da camada de ozônio. De acordo com o relatório do IPCC, a interferência humana e sua interação com o planeta tem como resultado aumento de 1,2° C da temperatura. Isso quer dizer que eventos naturais como esse tendem a ser mais comuns.
O fato é que antes a discussão sobre aquecimento global e mudança climática apareciam somente por âmbitos institucionais. Hoje ela atinge a sociedade de maneira concreta e temas ambientais que pareciam distantes do senso comum, agora interferem de maneira trágica na vida das pessoas.