Como o Blockchain pode ser uma das principais ferramentas no combate às mudanças climáticas?

A tendência do Blockchain invadiu o mundo nos últimos anos e deve revolucionar muitas indústrias nas próximas décadas.

A tecnologia que ganhou destaque sendo utilizada por bancos e meios de pagamentos, outras utilizações da tecnologia aparecem, por exemplo as NFTs. Moeda voltada para arte e que já são desejadas por celebridades, como no caso de Neymar que adquiriu duas dessas artes pelo valor de 1,1 milhão de dólares. Mas o que muitos ainda não perceberam é sua capacidade de resolver outros problemas, como por exemplo a questão ambiental.

O Blockchain é uma base de dados compartilhada que, a partir de blocos de informações, constituem-se redes e servem para armazenar registros de informações ou qualquer outro tipo de dados. Seu grande diferencial é não ser privada, e por isso, todos têm acesso às mesmas informações, todos participam da gestão e todos integrantes podem validar transações. Esse fato garante estabilidade, confiabilidade e facilidade de rastreio.

Mesmo que bancos e meios de pagamento tenham se apropriado da tecnologia, o que se tem visto são as diferentes comunidades se mobilizando e utilizando da ferramenta para construir seu próprio universo de transações, para que cada um dos integrantes suporte o outro. Talvez, o maior exemplo disso sejam as artes digitais, criptografadas e exclusivas comercializadas através do NFT, que em portugês significa  tokens não fungíveis. Até essas artes que antes circulavam somente dentro de um pequeno núcleo do meio artístico, hoje atingem altas cifras e são desejadas por celebridades como Neymar e Justin Bieber.

Através do Blockchain acontece um movimento capaz de romper com diferentes setores e propor soluções efetivas e inovadoras e no caso das mudanças climáticas não seria diferente. A tecnologia, pode ser usada para rastrear de forma transparente uma variedade de dados, como toda uma cadeia de suprimentos, pegada de carbono de cada produto, as emissões de gases de efeito estufa ou resíduos de uma fábrica ou o histórico geral de conformidade de uma empresa com os padrões ambientais. O fato é que a tecnologia Blockchain pode ajudar indivíduos e empresas a ver o impacto real de suas ações e incentivá-los a tomar as ações que beneficiam o meio ambiente.

 Além de rastreabilidade e confiabilidade existe o poder de mobilização social e fortalecimento de determinada comunidade. Uma vez que a sociedade civil passa a ter conhecimento tanto de seu impacto, quanto do impacto de uma companhia, o fenômeno pode impactar diretamente no consumo de maneira a pressionar também companhias a rever seus processos e formas de atuar em seus riscos e impactos.