A  luxuosa cidade sustentável futurista do príncipe saudita

Construída em uma antiga plataforma de extração de petróleo, o que a nova cidade saudita pode nos dizer sobre o novo comportamento de um dos principais produtores de petróleo do mundo?

A Arábia Saudita, líder mundial na exportação de petróleo,  tem como meta zerar suas emissões líquidas de carbono até 2060. O príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, pronunciou-se dizendo que a transição energética é urgente; ou seja, o país deverá deixar de contar com fontes energéticas não renováveis como o petróleo. Hoje, a economia do país depende em 70% de receitas ligadas ao petróleo.

Por isso, uma das grandes preocupações do país árabe é diversificar sua economia, pensando nesse futuro no qual não poderão contar com os recursos da exploração do petróleo. O príncipe saudita, buscando diversificar a economia do país, apresentou o projeto chamado de The Rig (A Plataforma). 

A plataforma de petróleo desativada se tornará uma verdadeira cidade, que contará com um luxuoso parque de diversão, 11 hotéis e restaurantes estrelados. Para além da intenção de atrair turistas do mundo inteiro, existe outra razão para o empreendimento: a transição econômica sustentável, atraindo receitas da indústria do turismo para quando o país não puder mais contar com o petróleo. 

O uso de petróleo não precisa ser necessariamente considerado o vilão do desenvolvimento sustentável. Enquanto a economia global ainda for dependente de combustíveis fósseis, as receitas podem ser utilizadas para subsidiar o investimento de tecnologias inovadoras, que contribuam para atingirmos o desenvolvimento sustentável e a transição energética.